Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Humor


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL QUER COMERCIALIZAR USB WIRELESS EM 2005

10/25/2004

 

A Intel tem como objetivo comercializar uma tecnologia segura de portas USB (Universal Serial Bus) sem, fio (wireless) entre o final deste ano e a metade de 2005. Utilizando o protocolo de encriptação AES (Advanced Encryption Standard, sigla em inglês para padrão de encriptação avançado) de 128 bits para segurança de portas USB wireless, a empresa espera substituir as portas USB convencionais em redes de pequenas distâncias.

A taxa de transferência é de 480 Mbps (Megabits por segundo) numa distância até três metros, porém funciona com taxas menores numa distância até dez metros.

Atualmente esta tecnologia pode ser "hackeada", então a empresa está a direcionar os investimentos para a segurança. Segundo Brad Hosler, projectista de USB wireless da Intel, o primeiro contacto entre o host e os outros dispositivos é crítico.

A empresa ainda pretende que as redes USB wireless interajam com o padrão Ultra Wideband (UWB), para que as redes possam cobrir prédios inteiros. A questão da tecnologia UWB é mais complicada, pois existem dois padrões competindo. A Intel prefere o Multiband OFDM Alliance, que funciona em mais do que uma banda. A Motorola lidera outro grupo.

A Intel é membro de um grupo de empresas formado em Fevereiro deste ano para a promoção da tecnologia USB wireless, chamado de "Wireless USB Promoter Group". Também são membros as empresas HP, Agree, Microsoft, NEC, Philips e Samsung, enquanto Alereon, Appairent Technologies, Staccato Communications, STMicroelectronics NV, Texas Instruments e Wisair e estão a colaborar com o suporte da tecnologia.

A previsão é que os chips com tecnologia USB wireless estejam amplamente disponíveis na metade de 2005, sendo que os primeiros produtos deverão chegar ao mercado no fim deste ano. Segundo a Intel, a versão definitiva 1.0 deverá ficar pronta antes do final deste ano.

Fonte

Esta notícia está arquivada no histórico de notícias antigas.

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar