INTEL QUER COMERCIALIZAR USB WIRELESS EM 2005
10/25/2004
A Intel tem como objetivo comercializar uma tecnologia segura de portas USB (Universal Serial Bus) sem, fio (wireless) entre o final deste ano e a metade de 2005. Utilizando o protocolo de encriptação AES (Advanced Encryption Standard, sigla em inglês para padrão de encriptação avançado) de 128 bits para segurança de portas USB wireless, a empresa espera substituir as portas USB convencionais em redes de pequenas distâncias.
A taxa de transferência é de 480 Mbps (Megabits por segundo) numa distância até três metros, porém funciona com taxas menores numa distância até dez metros.
Atualmente esta tecnologia pode ser "hackeada", então a empresa está a direcionar os investimentos para a segurança. Segundo Brad Hosler, projectista de USB wireless da Intel, o primeiro contacto entre o host e os outros dispositivos é crítico.
A empresa ainda pretende que as redes USB wireless interajam com o padrão Ultra Wideband (UWB), para que as redes possam cobrir prédios inteiros. A questão da tecnologia UWB é mais complicada, pois existem dois padrões competindo. A Intel prefere o Multiband OFDM Alliance, que funciona em mais do que uma banda. A Motorola lidera outro grupo.
A Intel é membro de um grupo de empresas formado em Fevereiro deste ano para a promoção da tecnologia USB wireless, chamado de "Wireless USB Promoter Group". Também são membros as empresas HP, Agree, Microsoft, NEC, Philips e Samsung, enquanto Alereon, Appairent Technologies, Staccato Communications, STMicroelectronics NV, Texas Instruments e Wisair e estão a colaborar com o suporte da tecnologia.
A previsão é que os chips com tecnologia USB wireless estejam amplamente disponíveis na metade de 2005, sendo que os primeiros produtos deverão chegar ao mercado no fim deste ano. Segundo a Intel, a versão definitiva 1.0 deverá ficar pronta antes do final deste ano.
Fonte
Esta notícia está arquivada no histórico de notícias antigas.
Indique esta notícia
Início Notícias | Voltar
|
|