Página Inicial
  • Login
  • Esqueci a Senha
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE FOTOS DÁ FIM AO UPLOAD ILIMITADO; E AGORA? SAIBA O QUE FAZER

11/16/2020

Foi instaurado o caos! O Google Fotos vai encerrar o tão amado upload ilimitado de imagens e vídeos em 2021. O Google lembra que a nuvem de imagens foi lançada há mais de cinco anos, evoluiu e não é mais um simples aplicativo para armazenar e gerenciar fotos. A verdade é que o app já faz parte da nossa vida e viver sem ele é difícil.

Ainda de acordo com a gigante de buscas, o Google Fotos armazena mais de quatro trilhões de fotos e vídeos e 28 bilhões de novos itens são enviados a cada semana (provavelmente muitas selfies, fotos ruins, screenshots de qualquer coisa e muito lixo).

 
Google Fotos (Imagem: Divulgação/Google)

Google Fotos (Imagem: Divulgação/Google)

Em razão desses números absurdos, o Google resolveu anunciar mudanças para breve.

O que muda no Google Fotos?

Primeiro, precisamos entender como é atualmente.

Google Fotos em 2020

No momento, o Google Fotos oferece as seguintes opções:

  • Armazenamento ilimitado e gratuito com a opção de alta qualidade;
  • Armazenamento gratuito com a opção de qualidade rápida;
  • Armazenamento gratuito com a opção de qualidade original até 15 GB, compartilhado entre o Google Fotos, o Gmail e o Google Drive;
  • Para entender:

    Alta qualidade: as fotos são compactadas para economizar espaço; se ela for maior que 16 MP, será redimensionada para 16 MP. Vídeos com mais de 1080p serão redimensionados para 1080p de alta definição; dados adicionais de closed captions, podem ser perdidos.
    Qualidade original: as fotos e os vídeos enviados por upload com qualidade original são armazenados com a mesma resolução da captura. É recomendada para fotos com mais de 16 MP e vídeos com mais de 1080p e utilizada para a impressão de banners gigantes.
    Backup rápido: é uma forma de upload mais rápida usando Wi-Fi e dados móveis. As fotos podem ser compactadas para usar menos dados e, se uma foto for maior que 3 MP, ela será redimensionada para 3 MP (boa qualidade em tamanhos até 15 x 20 centímetros).
    Os vídeos com mais de 480p são redimensionados para 480p como a definição padrão.

    Google Fotos em 2021
    A partir de 1º de junho de 2021, o conteúdo com alta qualidade e qualidade rápida consumirá o armazenamento da sua Conta do Google (da mesma forma que os uploads em qualidade original consomem os 15 GB). Quando você atingir o limite, poderá assinar o Google One (onde houver necessidade) para ter mais armazenamento ou excluir seu conteúdo extra e continuar com a opção de armazenamento gratuito.

    Vou copiar aqui as palavras do próprio Google, para não haver distorção.

    A partir de 1º de junho de 2021, todos os novos vídeos e fotos armazenados em backup com alta qualidade consumirão o armazenamento gratuito de 15 GB disponibilizado na sua Conta do Google ou qualquer armazenamento extra que você tenha adquirido, da mesma forma que outros serviços do Google já fazem, como o Google Drive e o Gmail. [Ou seja, você terá só 15 GB, mais que isso não].

    Isso não afetará os vídeos e fotos armazenados em backup com alta qualidade antes de 1º de junho de 2021. Eles não consumirão o armazenamento da sua conta. Isso inclui todo o conteúdo existente enviado por upload com alta qualidade.

    O Google reconhece o impacto da mudança e diz que a decisão foi tomada depois de muitas considerações. Sendo assim, os usuários serão avisados com antecedência sobre a proximidade dos limites e terão recursos para entender o que acontecerá.

    Antes disso, porém, há coisas que você já pode ter em mente.

    Eu preciso fazer alguma coisa agora?
    Não.

    O anúncio foi feito agora, mas você pode continuar usando o Google Fotos para fazer backup das suas fotos e vídeos normalmente. Depois da data limite (1º de junho de 2021), o Google vai enviar lembretes quando você estiver extrapolando o limite de armazenamento gratuito de 15 GB. Para a maioria dos usuários, ainda levará anos até que seja preciso realizar alguma ação relacionada a isso, diz o Google.

    Tem como saber quando eu vou atingir o limite de armazenamento?
    Sim.

    O Google criou uma estimativa personalizada para cada conta que mostra quando você atingirá o limite contratado por você ou gratuito. O cálculo é aproximado e considera a frequência com que você faz backup de fotos, vídeos e outros arquivos.

    Acesse aqui: photos.google.com/storage
    O que eu posso fazer quando a data chegar?
    No dia 1º de junho de 2021, o Google prometeu lançar uma ferramenta de gerenciamento que ajudará a encontrar e excluir facilmente fotos escuras, desfocadas ou que você não queira mais. Também é possível comprar mais armazenamento com o Google One, que cobra por pacotes mensais de nuvem.

    O que acontece se eu ultrapassar o limite?
    Após 1º de junho de 2021 — e somente após — não será possível fazer backup de fotos e vídeos adicionais se você estiver sem espaço de armazenamento ou tiver ultrapassado a cota dos 15 GB gratuitos (ou adicionais adquiridos no Google One).

    Quando você ultrapassa esse limite, significa que está usando mais espaço de armazenamento do que o disponível para a sua Conta Google. Se isso for ultrapassado por 24 meses, seu conteúdo poderá ser afetado (ou seja, apagado).

    Existem outras opções de nuvem de fotos além do Google Fotos?
    Sim!

    Mas, nem todas são uma mãe como o Google Fotos no seu período limitado.

    O próprio Google One não é nenhum absurdo de caro. Para o usuário comum, o aluguel de 100 GB não chega a R$ 10 por mês. No entanto, é começar a pagar por algo que sempre foi gratuito. Se você precisar, há planos de até 2 TB com benefícios.

    Todos os serviços acabam, de alguma forma, cobrando pelo acesso “pro”, com mais espaço e outros recursos adicionados como o Flickr, em que você pode armazenar gratuitamente 1.000 fotos e/ou vídeos HD, exibidos com anúncios. O Flickr Pro inclui tutoriais e cursos online de fotos, dois meses de Creative Cloud Photography e etc.

    Em contrapartida, o iCloud, da Apple, oferece apenas 5 GB gratuitos. O OneDrive, da Microsoft, limita aos mesmos 5 GB. Certamente, há uma série de alternativas ao Google Fotos igualmente limitadas. A saída é comparar preços e benefícios extras do pacote.

    E o Amazon Photos!?
    Circula a opção do Amazon Photos como alternativa ao Google Photos, ainda que apenas para usuários do Amazon Prime — dos Estados Unidos, que pagam pelo Prime em dólar. Ele chegou depois de mudanças no Amazon Drive que também tinha deixado de ser ilimitado no país. Sendo assim, no Brasil, ele ainda não é uma opção no Prime.

    Outro ponto a se considerar é que, conforme promessa do Google, haverá uma ferramenta para excluir fotos e vídeos de baixa qualidade (possivelmente também os duplicados), serviço que costuma ser pago em uma série de aplicativos disponíveis hoje para iOS e Android. Isso, certamente, dará mais vida útil ao seu Google Fotos.

    Em suma…

    O Google Fotos limitado ainda é a melhor alternativa ao Google Fotos ilimitado.

Fonte: TecnoBlog

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar