Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WINDOWS SUBSYSTEM FOR LINUX ESTÁ DISPONÍVEL COMO APP PARA WINDOWS 11

10/15/2021

A Microsoft lançou recentemente uma versão preview do Windows Subsystem for Linux (WSL), que agora está disponível na Microsoft Store, exclusivamente para máquinas com Windows 11. Essa versão faz com o que o WSL seja independente do sistema operacional, podendo ser atualizado como qualuer outro app da loja.

A gigante de Redmond informa, em seu blog que:

“este é exatamente o mesmo WSL que você conhece e adora, tudo o que mudamos é de onde ele é instalado e atualizado”.

Essa nova versão está em uma fase de testes e melhorias, e será disponibilizada para todos futuramente.


Detalhando melhor, uma publicação no Blog da Microsoft, a atual distribuição do WSL é um componente opcional que é instalada junto com o sistema operacional, e para ser ativada é necessário is até a opção “Ativar ou desativas recursos do Windows”, dentro do painel de controle, ativar o “Susbsistema do Windows para Linux”. Sendo necessário em seguida reiniciar a máquina e instalar uma distribuição, e também, o processo de atualização dos binários do WSL são feitos junto com atualizações do sistema.

Recurso independente
Essa nova versão move os binários da instalação do sistema para a loja, fazendo com que a adição de recursos como rodar aplicativos com interface gráfica, aceleração via GPU, e montagem de sistemas de arquivos sejam adicionados através da atualização de um aplicativo na loja, sem ser necessário atualizar todo o sistema operacional, ou entrar no programa Insider Preview para testar essas funcionalidades antecipadamente.

O WSL da Microsoft Store já vem com recursos interessantes já ativados como:

Aceleração via GPU, podendo rodas aplicações linux com interface gráfica
Novas funcionalidades do comando wsl.exe --mount que agora permite montar arquivos VHD mais facilmente.
Kernel do Linux na versão 5.10.60.1, além de outros recursos

Como instalar o WSL no Windows 11
Basta certificar-se de estar em uma build do Windows 11 superior a 22000, estar com a “Plataforma de Máquina Virtual” habilitada dentro de “Ativar ou desativas recursos do Windows”, ou para os mais familiarizados com linha de comando, rodar em Modo Administrador no PowerShell o comando:


dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all

Em seguida, acessar essa página, (https://aka.ms/wslstorepage) instalar o WSL e escolher a distribuição de sua preferência, e pronto. É possível manter as duas versões do WSL ativas na máquina, tanto a da loja quanto a “embutida” no sistema.

Para desinstalar a versão da Microsoft Store é como qualquer outro app, basta encontrá-lo no Menu Iniciar, com o botão direito clicar em “Desinstalar”.

Mais informações no portal oficial para o recurso, nesse link.

 

Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar