Página Inicial
  • Lista de Compras
  • Notícias
  • Humor
  • Cadastro


twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UM ‘TOKEN’ PARA A TODOS GOVERNAR: CRIPTOMOEDA INSPIRADA EM ‘SENHOR DOS ANÉIS’ É BANIDA

11/24/2021

Um americano achou uma boa ideia criar um fan token inspirado em J.R.R. Tolkien, o autor do clássico da literatura ‘O Senhor dos Anéis’ — fato que foi notícia no Olhar Digital em agosto. O problema foi: além de apresentar a criptomoeda, foram reproduzidas a marca e imagens relacionadas à obra, o que levou a uma disputa judicial por quebra de patentes.

O domínio registrado pelo idealizador da criptomoeda, Matthew Jensen, era “Jrrtoken.com“, por exemplo. O que as autoridades da Organização Mundial de Propriedade Intelectual consideraram “semelhante e confuso” com a marca original registrada por Tolkien.

Uma das demandas, inclusive, foi que o domínio fosse transferido para propriedade do espólio do escritor britânico, já que, segundo as autoridades, ficou claro que o acusado criou a página visando obter lucro baseado na fama do autor.

Se não bastasse a violação da marca de Tolkien, Jensen ainda usou imagens de personagens da trama e também referências ao livro. Além de aproveitar a célebre frase “um token para a todos governar” — uma referência a outra fala original: “um anel para a todos governar”.

Sem como rebater a acusação, ele concordou com os pedidos das autoridades, que demandam encerrar as operações da sua criptomoeda e também o uso dos nomes e referências à obra de Tolkien. Todo o conteúdo da página referida também deverá ser excluído da internet.

Steven Maier, um dos advogados de patentes de Tolkien, declarou que este foi um caso de infração em flagrante, cujo desfecho foi satisfatório para ambas as partes.

 

Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar